top of page
Buscar
Foto do escritorPenta Rodriguez

A Jornada até aqui.


Essa é uma ideia de texto que eu tenho guardada faz tempo. Eu queria só um espaço, uma oportunidade de rever tudo que eu passei acompanhando futebol até o presente momento.

Considerando que a primeira vez que eu de fato liguei pra esse esporte foi a Copa do Mundo de 2006, futebol fez parte dos últimos 16 anos da minha vida, e logo logo serão vinte. Então eu pensei em começar a fazer esse texto agora, antes da Copa desse ano, meio que como uma retrospectiva de tudo que aconteceu ao longo desses 16 anos comigo envolvendo esse esporte. A intenção é terminar isso antes do primeiro jogo da copa.


Bem, começando do começo:

Antes da Copa 2006, tudo que eu sabia de futebol era alguns nomes do Corinthians campeão brasileiro de 2005, como Tevez, Nilmar, Mascherano e outros, além de alguns do elenco atual de 2006, e alguns times e jogadores mais principais, tipo o Ronaldo, por exemplo.

A abertura daquela copa foi o primeiro jogo de futebol que eu de fato vi inteiro. Alemanha e Costa Rica. 4x2 pros Alemães, e foi o suficiente pra me convencer a querer ver o resto do torneio inteiro. Tinha apenas 5 anos na época, e minhas memórias daquela copa são tentar fazer a copa num Winning Eleven de PS1 que eu tinha (que não dava, por que não tinha alguns times), uma tabela enorme que meus pais tinham na parede da sala, além de alguns enfeites verdes e amarelos, chegar em casa no finalzinho de Alemanha x Polônia e conseguir ver o único gol do jogo, e ter chorado quando o Japão abriu o placar contra o Brasil, na fase de grupos.


Eu tinha 5 anos e nunca tinha visto esse esporte.


Ah, e nessa época meu pai gostava de jogar com a República Tcheca no PS1, então eu era a única criança do Brasil fã de Jan Koller naquela época, eu acho.

Ainda gosto dele inclusive, cruzava era gol no Bomba Patch.

Lembro também da minha mãe tirando os enfeites que eu mencionei antes das paredes segundos depois do Brasil perder pra França, e também de secar a França na final contra a Itália.

Enfim, em 2006, foi isso. Não segui nada além da Copa naquela época. E assim foi, até o fim de 2007... e vocês sabem o que aconteceu aquele ano.

é, pois é.


Ironicamente foi aí que eu me lembro de começar a acompanhar o Corinthians. Não sei se fiquei com pena do meu pai ou sei lá, mas o Brasileirão de 2008 foi a primeira competição de clubes que eu de fato acompanhei.


2007 não passou em branco porém, tenho lembranças da Copa América daquele ano. Não muitas, além de, bem, a gente obviamente ter ganho.

E vendo o logo nessas camisas dos jogadores... pois é, decidiram naquele ano, não?

Não tenho memórias dessa decisão. Mas me lembro bastante do hype que todo mundo tava, e que eu também peguei. Uma Copa do Mundo no meu país. Incrível.

Até mesmo hoje, essa ideia me empolga.

Mas isso é assunto pra mais pra frente. Só se lembrem, o hype era massivo e eu lembro do site do globoesporte ter uma seçãozinha exclusiva pra Copa 2014 desde, sei lá, o fim da Copa de 2010. Eu abria aquele site quase todo dia antes de ir pra escola, onde eu ficava mexendo na internet, e também pesquisando vídeo no YT e etc. Nessa época eu conheci YouTube Poop inclusive, e curiosamente, hoje eu sou amigo de um dos caras que fazia alguns dos YTPs que eu assistia naquela época. Lucas, caso tu esteja lendo isso, tu é um excelente amigo e eu adoro conversar contigo.

Eu adoro como o ciclo se completou aqui.


Enfim, onde paramos? Ah sim, 2008. Corinthians passou o rolo compressor em todo mundo na Série B, com o que é até hoje, a melhor campanha da história da segunda divisão. Lembro também da Copa do Brasil, não acompanhei, mas chegamos na final de volta com 3x1 na bagagem podendo perder de 1x0.

We then bottled. Hard.

vai tomar no cu sport eu te odeio você estragou a única coisa boa da minha vida cara


Ah sim, eu também lembro de torcer pro Fluminense naquela final contra a LDU só porque era time brasileiro.

Dormi antes dos pênaltis porém, e vi o resultado no jornal, no dia seguinte.

Lembro da final da Libertadores do ano anterior tbm (Grêmio x Boca) mas não tanto igual essa.


Bom, 2009. Vamos lá, como estamos?

meu deus.


O impacto do Ronaldo Fenômeno, o cara que apenas 3 anos atrás eu estava vendo quebrar o recorde de mais gols em copas, indo pro meu time, foi ENORME em mim.

2009 foi o ano onde eu também ganhei o primeiro Bomba Patch que eu joguei na minha vida pro meu PS2 da época. Joguei MUITO aquilo. Também ganhei minha primeira camisa do Corinthians naquele ano (pirata, obviamente). Ganhamos o Paulistão com o Ronaldo fazendo aquele SENHOR gol na Vila Belmiro, teve o gol do alambrado, e aquela campanha MÁGICA na Copa do Brasil. Dentinho - Ronaldo - Jorge Henrique é o trio de ataque que mais me marcou, definitivamente.

(hoje eu fico meio puto de pensar que isso podia ser uma liberta se não fosse a pipocada um ano antes, mas ok)


A Copa do Brasil de 2009 foi a primeira competição de clubes que eu lembro de acompanhar inteira. Foi sensacional, e até hoje é uma das minhas melhores memórias futebolísticas. O Time tava simplesmente voando, e no primeiro dérbi que eu de fato assisti...

maybe i should see this as a sign.


Ronaldo ficou fora um tempão, o time teve um Brasileiro depressivo e terminou no meio de tabela. Mas ganhamos as duas copas que disputamos no ano, então, saldo positivo. Tamo safe.


Mas antes de mudarmos de ano, existem dois outros pontos que eu gostaria de tocar

Primeiro, a Copa das Confederações de 2009.

Me lembro bastante de torcer e acompanhar o Brasil nessa copa, da emoção que foi a final contra os EUA tendo que virar um 2x0 contra. Eu não sabia na época o quão irrelevante era esse torneio, porém.

Mas serviu pra dar aquela hypada pra copa e pra gravar o nome "Ellis Park Stadium" na cabeça até hoje.


E segundamente, o Rio sendo eleito pra sediar a Olimpíada de 2016

Essa escolha de sede eu vi, e me lembro muito bem de comemorar. Nem vi muita coisa das Olimpíadas de Pequim (até pq tudo passava de madrugada), mas tava bem hypado de ter dois eventos fodas acontecendo no Brasil em três anos.


Enfim, 2010. Como estamos?

meu deus de novo.


Começamos o ano mal no Paulista sem passar de fase, mas liderando o grupo na primeira Libertadores que eu acompanhei de perto na minha vida. E aí veio o Flamingo...

maybe this should be a sign as well.


Abrir 2x0 logo no primeiro tempo pra dar esperança, tomar o gol derradeiro no começo do segundo, sair pelo gol fora nas oitavas. O puro suco de Corinthians na Libertadores. Enfim, é isso, tinha 9 anos na época e fiquei triste. Muito triste.

Mas em compensação, brigamos por aquele Brasileirão até o fim. Brigando pela liderança do Brasileirão com o Ceará (sim, isso mesmo) antes da copa, perdendo de 2x1 pro Botafogo, ficando em segundo indo pra pausa, eis que, aos 93', isso acontece.

Paulo André foi o herói improvável. Que injeção de ânimo isso não deve ter sido pro elenco na época. Saudades de comemorar gol assim.


Enfim, chegamos na segunda copa.

Me lembro muito bem de comprar Vuvuzela, camisa do Brasil, tudo pra torcer nessa copa. Me lembro das músicas, de alguns joguinhos flash... Uma copa muito nostálgica pra mim, e eu acho que pra muitos outros também.

Uma das melhores coisas dessa copa inclusive foi a presença da Eslováquia. Assim como a República Tcheca, depois de um tempo meu pai começou a jogar com a Eslováquia no PS2, e eu acompanhei a torcida por esse país também. Ver aquele jogo contra a Itália onde eles classificaram pras oitavas foi muito lindo.

Chegou as oitavas, Brasil passou do Chile, Eslováquia infelizmente parou na Holanda, e aí eu preciso trazer uma memória estranha que eu tenho.


Basicamente, eu tava vendo Jornal da Globo, alguns meses antes da copa, e passou uma matéria onde falavam de algum especialista que tinha descoberto um metódo de calcular várias estatísticas pra descobrir o campeão da copa.

Em determinado momento dessa reportagem, eles falaram que "Esse estudo dizia que o Brasil iria cair nas Quartas de final para a Holanda".

E bem, vocês sabem que foi exatamente isso que aconteceu.

Eu tenho lembranças vívidas de dizer pros meus pais que o Brasil ia perder pra Holanda por causa dessa matéria.

Essa memória me incomoda muito. Eu imaginei isso? Realmente existiu? Quem fez esse estudo? Foi uma pessoa? Um grupo de pessoas?

Por favor, me digam que eu não sou o único louco aqui.


Enfim, voltando.

Tenho memórias do Polvo Paul também, e eu achei sensacional ele, adorava ele prevendo resultados. Torci pra Espanha pelo mesmo motivo de ter torcido pra Itália em 2006, e deu no que deu. Foi também a primeira copa que eu colecionei o álbum.


No final, o Corinthians derrapou depois de perder o Mano Menezes pra seleção depois do Dunga ser demitido, sofreu no reinado de terror de Adílson Batista, e depois trouxe um certo técnico chamado...

Tite.

O cropping dessa imagem ficou lindo, não? Que foreshadowing.

A camisa inteira dizia "Futuro Campeão Brasileiro de 2010", e de fato, ele quase conseguiu. Como falei na tierlist, com três rodadas faltando, a gente só dependia de si pra ser campeão. Unfortunately, it didn't happen.


Esse texto já tá muito grande, e eu só cobri os primeiros 5 anos daqueles 16. Eu volto mais tarde pra escrever a próxima parte, que inclui, eu diria, ao melhor período futebolístico da minha vida.


Até lá.

28 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page