top of page
Buscar
Foto do escritorPenta Rodriguez

PENTA D'OR - Sexta Parte (2006-2015)

VAI TOMAR NO CU RAÇA IMUNDA SEM MUNDIAL

(análise vem depois do Liverpool hoje)


2005-06

Ah sim. Fabio Cannavaro.

A bola de ouro injusta das bolas de ouro injustas. Beleza, capitão da Itália campeã do mundo... e rebaixado com a Juventus naquela temporada.

"Ah mas foi por causa do Calciopoli" Rebaixamento é rebaixamento, amigo. Não tem discussão.

E vamos colocar os fatos na mesa: Ronaldinho fez incríveis 26 gols e 24 assistências em 2005-06. Campeão da Champions e da La Liga. Passou os números até mesmo de Eto'o. 50 contribuições pra gol em 45 jogos na temporada. Absurdo.

Não existe dar a bola de ouro pra um zagueiro quando um cara que foi campeão da Champions fez isso daí. Não existe.

O favoritismo que a Copa gera é um bagulho ridículo.


2006-07

Novamente, não tinha como ser outro. Kaká destruiu em toda a Champions de 2006-07, fez Ferdinand e Vidic parecem zagueiros de Série B em pleno Old Trafford, e foi o artilheiro do Milan na temporada que acabou com o título da Champions. 18 gols e 11 assistências, além da artilharia da Champions League. Temporada sensacional.


2007-08

ah jesus cristo começou


Em 2007-08, o Manchester United ganhou a tríplice coroa inglesa: Premier League, FA Cup e Champions League, e a grande estrela dessa campanha com certeza foi o português Cristiano Ronaldo. CR7 fez 42 gols e 8 assistências na temporada dos Red Devils, foi o artilheiro da Champions e da Premier League e não tinha como não levar nesse ano.


2008-09

De um, para o outro.

Em 2008-09, o Barcelona fez uma tríplice coroa espanhola com a La Liga, a Copa del Rey e a Champions. Messi foi o artilheiro da Champions League com 9 gols, marcou na final contra o United de Cristiano Ronaldo, e fez 38 gols e 19 assistências na temporada. Não tinha como ser outro, e a era Messi e Cristiano começa.


2009-10

Aqui, até se existe discussão. Não envolvendo Cristiano Ronaldo, porém, o Real Madrid não ganhou nada naquela temporada e saiu da Champions pro Lyon. Mas Messi, em novo título espanhol do Barcelona, fez grande temporada. Foi o artilheiro da Liga com 34 gols em 35 jogos, artilheiro da Champions com 8 gols, e fez 47 gols e 12 assistências na temporada. 59 contribuições em 57 jogos.

Chequei os dados de todos os outros concorrentes de Messi naquele ano. Diego Milito, artilheiro da tríplice coroa da Internazionale, fez 30 gols e 8 assistências na temporada. Também argentino, tanto ele quanto Messi fizeram uma Copa de 2010 pífia. Nenhum dos dois marcou e a Argentina foi eliminada pela Alemanha com um placar de 4x0.

Wesley Sneijder salta aos olhos como forte candidato, porém. 8 gols e 15 assistências, também fez parte do time da Inter multicampeão, e finalista da Copa com a Holanda. Tem também Andrés Iniesta, companheiro de Messi no Barça, que decidiu aquela Copa.

No fim das contas, porém, acho que não tem como não ser Messi. Os números falam por si só, mesmo que seja um atacante contra um meia, sinto que seria errado premiar Sneijder aqui, mesmo com a excelente temporada da Inter... apesar de que a France Football dando o prêmio pro Cannavaro em 2006 foi até mais absurdo que um prêmio pro Sneijder aqui né, mas enfim.


2010-11

Vamos lá: Em 2010-11, o Barcelona ganhou a La Liga e a Champions League. Messi foi artilheiro da Champions com 12 gols, vice artilheiro da La Liga com 31 gols, e fez 53 gols e 27 assistências em 55 jogos.

Nem tem muito o que falar, é só olhar os números. Eu não via coisa tão absurda desde o começo dessa série quando vi os números do Pelé.


2011-12

Calma, caralho.

Em 2012 o Messi fez mais de 90 gols em um ano. Eu sei. Todo mundo sabe. Falam isso toda hora. Foi por isso que ele merecidamente ganhou a bola de ouro naquele ano.

Naquele ANO. Eu estou fazendo isso por temporadas, e por isso, o 2012 incrível de Messi acaba partido ao meio entre 11-12 e 12-13.

Em 2011-12, o Real Madrid venceu a La Liga com absurdos 100 pontos, e Cristiano Ronaldo foi o artilheiro do time. 60 gols e 15 assistências em 55 jogos. Acha isso impressionante? Messi fez 73 gols e 32 assistências em 60 jogos. Isso é imbecil, já.

Na La Liga, Messi foi artilheiro, com 50 gols, contra 46 de Cristiano. Na Champions, Messi foi artilheiro com 14 gols contra 10 de Cristiano. Se o Barça tivesse ganho a La Liga ou a Champions provavelmente seria ele aqui, mas não ganhou, e eu não vou ignorar a temporada ridícula de Cristiano Ronaldo só por que o Messi fez uma mais ridícula ainda. Ele ganhou o troféu que importava, e é isso.


2012-13

Pronto. Tá vendo? Era só esperar.

Em 2012-13, novamente Barcelona e Real Madrid pararam nas semis da Champions. Ambos foram derrotados pelos alemães Bayern e Borussia. Pensei bastante se entregava pra Ribery aqui, mas deixei de lado.

O Barcelona venceu a La Liga, Messi fez 60 gols e 17 assistências na temporada e foi artilheiro da La Liga. Cristiano Ronaldo fez 55 gols e 13 assistências e foi o artilheiro da Champions. Em outra temporada de números absurdos, levei em conta quem teve mais títulos importantes, e dessa vez, foi Messi.


2013-14

E depois dessa inversão, voltamos aos trilhos. Em 2013-14, Cristiano Ronaldo foi artilheiro da Champions com 17 gols e artilheiro da La Liga com 31 gols. O Real não levou a La Liga (esse foi um daqueles anos onde o Atleti dá sorte finalmente) mas levou a Champions contra esse mesmo Atlético. Messi fez uma temporada muito boa também, mas passaria a temporada sem títulos grandes.

A Copa de 2014 de Cristiano realmente foi pífia, saindo na fase de grupos, mas nada que possa fazer surgir um desafiante. Talvez Manuel Neuer? Talvez, mas escolhi que não. Não esse ano, onde Cristiano tinha os títulos e os números pra mostrar.


2014-15

Messi fez 58 gols e 31 assistências em 57 jogos na campanha que acabou na tríplice coroa do Barcelona, no auge do trio MSN.

Não, eu não vou dar essa daqui pro Neymar só por que ele jogou melhor no mata-mata da Champions, sai. 39 gols e 10 assistências até TALVEZ rendessem essa daqui pra ele, se esse argentino desgraçado não existisse e o Barcelona fosse campeão do mesmo jeito. Mas ele existe. Então não.


E aqui acabamos mais uma edição. Essa foi a mais fácil de escrever até aqui porque nem teve o que ponderar, as duas primeiras é óbvio que tinham que ser o Bruxo e o Kaká e o resto é Cristiano e Messi até não dar mais.

Mas a próxima... ah, a próxima.


Quem sabe, sabe.


Fiquem de olho.


Eu tenho uma opinião.


.- -... .---- -....- ..--- ----- .---- ----.

30 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page