top of page
Buscar
  • Foto do escritorPenta Rodriguez

Meus jogos favoritos (ou: Crash Bandicoot 3: Warped (1998) e 9 outros jogos).

Atualizado: 15 de dez. de 2023


Se você já scrollou até o fim do site (coisa que eu não aconselho pra ninguém), já viu que antes de eu começar a usar esse site pra relatar desgraças, eu fiz um post a moda caralha falando de jogos de PS2 que eu gostava, fracassando em ser engraçado.

Já que faz tempo que eu só escrevo sobre desgraças esportivas e Verstappen ganhando, vou pegar um tempinho pra falar de alguns dos meus jogos favoritos, fazer algumas indicações, e só falar um pouco sobre o que eu faço quando não estou vendo o Romero ser pauleira.

Mas antes: Liverpool Liverpool, top of the league.

como é bom ver isso.

e o Lakers ganhou a Copa da NBA uns dias atrás também. Isso foi muito foda.

Enfim. Bora começar essa lista.


1 - Crash Bandicoot 3: Warped (1998, PlayStation)

É. Que surpresa.

Meu jogo favorito de todos os tempos, o primeiro jogo que eu joguei, o jogo que me faz perguntar pra todo mundo qual seu jogo favorito de Crash Bandicoot, o melhor jogo do universo.

Eu amo Crash 3. E sim, o jogo exagera com as fases especiais (as de água, jet ski, moto, avião e etc), o que limita um pouco o platforming. Na verdade, das 30 fases que o jogo tem (sem contar os caminhos especiais de Future Frenzy e Hang'em High), exatamente metade das fases são especiais. E uma das de plataforma é a Eggipus Rex que não é exatamente plataforma, então... sei lá.

Por mais que de fato você passe mais tempo em fases de plataforma do que fora delas, o jogo exagera DEMAIS nas fases especiais. A gente realmente precisava de QUATRO fases de moto? QUATRO de jet ski? Pelo amor de deus.

Mas mesmo com isso tudo, as fases especiais ainda são boas, e o jogo ainda é muito bom. Um dos melhores do PS1 por muito. É um dos melhores jogos de plataforma 3D, os chefes são muito bons e o platforming é muito bom. Eu adoro esse jogo, jogava o tempo todo quando era criança e fiquei muito feliz quando ganhou um remake junto do 2 e o 1 com o N. Sane Trilogy em 2017.

Crash ainda vai aparecer bastante nessa lista.


2 - Super Mario Galaxy (2007, Wii)

Esse jogo foi elusivo, durante boa parte da minha vida. Eu tive um emulador de Nintendo 64 com um monte de jogos no meu computador quando era criança (sei lá onde meu pai conseguiu aquilo), e eu joguei muito o Super Mario 64 ali. Joguei um pouco o Smash Bros, o Mario Tennis, Mario Golf, os 3 Mario Partys de 64, e por aí vai, mas eu sempre pesquisava e via sobre os outros jogos do Mario pros outros consoles da Nintendo na Wikipedia e em sites de notícia. E um que sempre aparecia era justamente Mario Galaxy.

Eu sempre tive interesse de saber como eram os jogos da Nintendo na geração Wii/Gamecube. Ainda mais depois que eu descobri o Mario Strikers. E Galaxy era sempre um que me interessava, a ideia de um jogo plataforma 3D no espaço era muito curiosa. E assim foi indo.

Por um tempo, meu PC novo de 2013/2014 até aguentava rodar jogos de GameCube... ou quase. Tinha lag em vários jogos, mas alguns rodavam bem. Lembro de jogar muito Smash Bros Melee, Mario Superstar Baseball, o já mencionado Super Mario Strikers, e tentar jogar Mario Sunshine e Double Dash com muito lag. Os de Wii eu nem tentei baixar, minha internet na época era muito lenta pra baixar jogos tão pesados.

Pulamos para 2020. Finalmente consigo meu primeiro PC capaz de rodar jogos mais potentes, e Sunshine e Galaxy foram os primeiros jogos que eu baixei. Eu dei uma jogada no Sunshine, mas eu resolvi jogar mais o Galaxy. Aquele jogo sempre me atraiu, desde as músicas fantásticas até a Rosalina, que mesmo antes de jogar esse jogo, eu sempre usava no Mario Kart 7 e Smash Bros no meu 3DS. E Mario Galaxy não me decepcionou.

O jogo é FANTÁSTICO. É mágico, principalmente na primeira jogada, quando tudo é novo. É o jogo mais LINDO que eu já vi. Não digo isso em relação aos gráficos, digo em relação ao conjunto da obra, aos sentimentos que ela passa. Desde a história da Rosalina, até a trilha sonora e toda a ambientação. É, pra mim, o melhor jogo plataforma 3D do Mario, e meu segundo jogo favorito de todos os tempos. Super Mario Galaxy é ARTE PURA.


3 - Phoenix Wright: Ace Attorney (A série toda, 2001-2016, DS e 3DS)

Eu sempre tive interesse em jogar Ace Attorney. Já conhecia a franquia faz muito tempo, afinal, o Phoenix gritando "Objection" é praticamente um meme a esse ponto. Eu sempre tive interesse em jogos com boas histórias, e eu cheguei até a jogar ele num emulador de DS quando eu era criança, porque não fazia ideia de como colocar jogos novos no R4 do meu DS real. Porém, acabei não indo muito longe, parei no começo do segundo caso.

Pula pra 2019. Eu me dei conta que eu podia só colocar o SD Card do meu R4 no meu celular e baixar ROMs de DS ali. Eu fiz isso na época pra jogar Pokémon, mas enquanto eu baixava um dos jogos, na seção de "relacionados" ou algo assim do site que eu baixei, lá estava o primeiro Ace Attorney. Naquela mesma época, eu tinha visto o Cellbit jogar Ace Attorney em Live, e eu pensei "por que não dar outra chance?"

Foi a melhor decisão que eu tomei aquele ano.

Eu fiquei MUITO obcecado com a história do jogo. Abria um detonado no meu celular e jogava, seguindo o que eu lia. Lembro de vezes em que acordava e a primeira coisa que eu fazia era ligar o DS. Depois de terminar os quatro primeiros jogos, eu fiz questão de ir atrás de ter meu primeiro cartão de crédito SÓ pra comprar Dual Destinies e Spirit of Justice no 3DS. Depois joguei os Investigations também, os jogos do Edgeworth, e MEU DEUS o Investigations 2 é FÁCIL um dos melhores jogos que eu já joguei. Talvez a melhor história da franquia toda.

Enfim. Se tu gostar de jogo com boa história, faça um favor a si mesmo e jogue Ace Attorney. A trilogia original saiu pra PS4, Xbox One e Switch recentemente e a trilogia sequência também vai, no começo do ano que vem. Só vai.


4 - Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997, PlayStation)

Se você tem algum problema com as fases especiais do Crash 3, você provavelmente gosta mais do 2. Eu, pessoalmente, amo os dois jogos. Cresci jogando todos os Crashs de PS1 e PS2 (até os ruins). O 2 tem as mesmas coisas boas do 3, porém os dois jogos são diferentes o suficiente pra não parecer repetitivo. O 2 é mais curto, o 3 é mais longo. Ambos são perfeitos.


5 - Tekken Tag Tournament (2000, PlayStation 2) / Tekken 3 (1997, PlayStation)







Eu joguei muito Tekken quando era criança, principalmente o 3 e o Tag. Eu nunca fui bom em jogos de luta, geralmente só pegava algum char fácil de jogar (nesse caso, Eddy) ou algum que eu gostava, no caso do Smash Bros (vai tomar no cu Sakurai inclusive). Mas eu sempre gostei de liberar todos os personagens, ver toda a tela de seleção abrir pouco a pouco, liberar todos os finais, e principalmente, os modos especiais desses dois jogos. O boliche do Tag e o vôlei do 3.

Também tenho bastante nostalgia pelo 4, o 5, o 6 e o Tag 2, mas esses dois são os que eu mais gostei, e os que eu mais tenho memórias boas.

Curiosamente, eu já joguei o Tekken Tag em um Arcade. Encontrei em um boliche daqui da cidade, e já cheguei a zerar o jogo ali.


6 - Pro Evolution Soccer 6 (2006, PlayStation 2)

Eu joguei muitos jogos de futebol na vida, mas acho que todo mundo concorda que esse é o melhor de todos. E se não, provavelmente é o mais jogado do mundo. Talvez não com esse nome, afinal, PES 6 literalmente teve um nome diferente em cada região. Na Europa, se chamava Pro Evolution Soccer 6. Na América do Norte, se chamava Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007. No Japão, se chamava World Soccer Winning Eleven 10. E no Brasil, tinha vários nomes. Mas podemos mencionar só um: Bomba Patch.

O clássico. O 100% atualizado. O ruim de aturar. O bootleg mais conhecido do Brasil, que sai uma vez por mês.

É sem dúvidas o jogo de futebol que mais marcou época, e é meu favorito e o de muita gente também, até hoje. Uma obra prima.

Sim, o PES 6 ser o sexto da lista foi intencional.


7 - Crash Team Racing (1999, PlayStation)

Eu fiquei em dúvida se colocava o original ou o remake aqui, mas analisando, eu decidi pelo original. O remake tem mais conteúdo e é um jogo objetivamente melhor, mas os bots serem IMENSAMENTE FEIOS e a forçação de microtransações no pitstop são pontos negativos muito grandes. Deixa o jogo muito maçante, principalmente porque o ganho de Wumpa Coins offline é MISÉRIA. É pior ainda hoje em dia, que não tem quase ninguém jogando mais. Um jogo muito bom, que foi estragado pela ganância da Activision.

Mas ainda assim, eu tenho muito carinho por esse jogo e pelo remake. Foi de onde meu apelido na internet veio, afinal de contas. O modo aventura ainda é algo que eu queria que algum Mario Kart tivesse.


8 - Mario Kart 8 Deluxe (2017, Nintendo Switch)

...principalmente esse daqui.

Mario Kart 8. Eu queria um Wii U lá por 2014/15 SÓ pra jogar esse jogo. Minhas experiências com a franquia até ali eram o Mario Kart DS e 7 que eu tinha nos meus DS e 3DS, além de ter jogado Mario Kart 64 pelo emulador. Também testei Super Mario Kart e o Super Circuit de GBA, mas não me cativaram muito.

Em 2019, finalmente comprei meu Nintendo Switch, e alguns meses depois, Mario Kart 8 Deluxe. Na época eu peguei Smash Bros Ultimate junto com o Switch porque achei que o Crash com certeza ia ser DLC pro jogo, de novo, vai tomar no cu Sakurai.

Esse jogo foi minha diversão por MUITO tempo naquele console. Os gráficos são os melhores de qualquer Mario Kart, sem dúvida um dos jogos mais bonitos que a Nintendo já fez. Reviver tudo isso com a DLC do Booster Course também foi muito bom, por mais que as primeiras pistas que saíram estavam bem feias. Por sorte, a Nintendo se deu conta disso (milagre) e lançou pistas com um design mais fiel ao jogo original de 2014. Fiquei muito feliz que todos os personagens que eu queria também entraram no jogo (Birdo, Pauline, Kamek, Funky Kong e Diddy Kong). É sem dúvidas um dos melhores jogos de kart de mascote que eu já joguei, e sinceramente a única coisa que falta pra ele ser perfeito é uma campanhazinha estilo CTR.


9 - Crash Twinsanity (2004, PlayStation 2)

ah, você de novo.

Esse jogo é sem dúvidas, o melhor jogo do Crash de PS2. Na verdade, talvez o único bom.

Crash Twinsanity tem VÁRIAS ideias boas. O problema é: a Traveler's Tales não teve tempo para aplicá-las bem. Existem VÁRIOS pontos que eu acho que o jogo poderia ter sido melhor, além de muitas coisas cortadas da versão final. É um jogo bem rushado, que por mais que seja bom, poderia ter sido muito mais. Se esse fosse o primeiro Crash da era PS2, talvez não precisaríamos estar falando de hiatos e Crash Team Rumbles hoje em dia.

Uma das principais coisas que eu fico pensando que dava pra ser melhor era a batalha do N. Gin. No 2 e no 3 ele tinha batalhas de chefe incríveis com robôs no espaço. Aqui ele só fica parado jogando foguete no Crash, pô. O cara tá num NAVIO. No MAR. Sei lá, mano, dá a jetpack do 2 pro Crash e bota o N. Gin pra pilotar um Cthulhu robô, um Monstro do Lago Ness robô, sei lá. Tantas possibilidades. Dava até pra botar o Crash no Mecha Bandicoot, seria muito foda.


10 - Doki Doki Literature Club (2017, PC)

Pra fechar a lista, esse é o jogo que marcou meu final de anos 2010. Meu tema do 3DS desde que eu desbloqueei ele é um da Natsuki (a melhor garota do jogo, lide com isso).

Eu nunca fui muito de jogos de terror. Eu não faço a menor ideia do porque esse jogo me cativou (Mentira, eu sei sim, só não vou falar). Mas mesmo assim, eu adorei. Principalmente por conta dos mods, das fanarts, e dos memes. Dos terríveis, terríveis memes.

Alguns eram bons.


E assim encerramos essa lista.

Poderia ter outros, mas eu acho que eu vou salvar alguns pra uma parte 2 dessa lista. Tem muito jogo que eu ainda tenho coisa pra falar

Obrigado por ler até aqui.

29 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page