top of page
Buscar
  • Foto do escritorPenta Rodriguez

Ronaldinho Gaúcho no Corinthians. - Universo Paralelo do Pentão #2

Atualizado: 18 de ago. de 2023


Se você assiste ao Podpah, ou só acompanha as notícias de futebol, talvez você tenha visto uma declaração do Ronaldo, dizendo que, lá em 2011, quando o Ronaldinho ia sair do Milan, houveram negociações avançadas do Ronaldinho Gaúcho com o Corinthians, mas a contratação acabou não acontecendo pois Assis, irmão e empresário do ex-camisa 10, havia lhe dado uma "pernada", de acordo com o Fenômeno. Ronaldinho então foi para o Flamengo, e o resto é história.


Como Corinthiano e profundo admirador do futebol do Bruxo, não consigo parar de pensar no que poderia ter sido. Talvez a gente tivesse vencido mais Libertadores. Talvez, sendo o Corinthians um time mais "midiático" de acordo com alguns, o Ronaldinho estaria na seleção em 2014 e a gente poderia ter levado o hexa em casa.

Eu sei que questionar esse tipo de coisa hoje em dia é redundante e talvez até inútil, mas eu gosto. É legal imaginar caminhos alternativos, histórias alternativas, que talvez sejam reais em outras universos.

Mas como imaginar isso? Existem milhões de caminhos possíveis. Meu objetivo nesse texto é tentar explorar o máximo de possibilidades. Por exemplo, é sabido que a passagem de R10 pela Gávea foi de altos e baixos, com 28 gols em 74 jogos. Houveram também várias polêmicas, como quando Assis pegou produtos de uma loja do clube rubro-negro e se recusou a pagar, dizendo que o Flamengo devia valores maiores a seu irmão. O ponto alto certamente foi a falta no eterno jogo do 5x4 contra o Santos, que fez com que até hoje, times coloquem um jogador deitado atrás da barreira. Ronaldinho passou um ano e meio na equipe, sendo contratado pelo Atlético Mineiro em Julho de 2012, onde fez história e se tornou campeão da Copa Libertadores.

Aconteceria a mesma coisa no Corinthians? É certamente possível. Vamos lembrar, estamos falando sobre um dos piores times do Brasil em relação a diretoria. Eu consigo perfeitamente ver Assis fazendo o que fez no Flamengo, numa loja Poderoso Timão.

Por outro lado, é absolutamente inegável que, embora o Flamengo seja um time obviamente superior ao Corinthians hoje em dia, em 2011, a situação era completamente oposta. Campeão Brasileiro dois anos antes, o Flamengo era um time em crise, após vários problemas e polêmicas. O time não era estrelado. Por outro lado, o Corinthians vinha de uma disputa intensa até a última rodada pelo título Brasileiro de 2010, além de um 2009 "fenomenal" com Ronaldo. Fora que estava prestes a viver os dois anos mais vitoriosos de sua história, com títulos do Brasileirão em 2011, e Libertadores e Mundial em 2012.

Ronaldinho poderia encaixar bem naquele time, e evitar a desastrosa eliminação para o Tolima, na pré Libertadores. Se ganharia aquele ano? Talvez, mas o Santos de 2011 vivia uma fase incrível com Neymar. Acho improvável.

Ronaldo provavelmente entraria menos em 2011. Era o último ano de seu contrato, e vinha de poucos jogos em 2010, afinal. Liedson foi contratado por uma razão. Porém certamente ajudaria o time, e eu vejo ele, não Adriano, fazendo o gol do título contra o Atlético Mineiro, nas últimas rodadas do Brasileiro daquele ano. Campeão, e uma aposentadoria digna para o Fenômeno. Na verdade, com Ronaldinho, talvez o Corinthians selaria o título antes até da última rodada.

2012? Nem sei o que poderia ter acontecido de diferente aqui. Talvez menos sufoco? O Paulistão, pra gente fechar uma tríplice coroa? O que mudar, num ano perfeito?

Me sinto tentado a dizer que talvez Jô tivesse feito a parceria com Ronaldinho no Corinthians, no clube onde foi revelado, mas não sei até que ponto isso poderia ser real. Talvez se Jô estivesse no Corinthians, teria sido o titular do Brasil em 2014. Ele e Ronaldinho.

Ronaldinho na Copa de 2014, inclusive, é algo que eu acho que devia ter acontecido com ou sem passagem pelo Corinthians. O que matou a equipe não foi exatamente a falta do futebol do Neymar. Óbvio que um jogador do nível dele fez falta, mas era mais a presença dele ali, do que qualquer coisa. Aquela derrota foi psicológica. Ronaldinho ali, evitaria isso e daria experiência a uma equipe onde quase ninguém havia jogado uma Copa antes. Arrisco a dizer que até Kaká merecia uma vaga ali. O hexa poderia muito bem ter vindo em 2014.


De volta ao Corinthians. Outro questionamento deve ser feito: até quando Ronaldinho ficaria no Corinthians? Vamos lembrar que, logo após a Copa de 2014, R10 saiu do Atlético para o Querétaro, do México, onde teve uma passagem razoável. 8 gols em 29 jogos. Após isso, teve passagem extremamente apagada pelo Fluminense, com 9 jogos e nenhum gol.

Ronaldinho certamente ajudaria o Corinthians em 2013. Talvez pudéssemos ter vencido pela primeira vez o Boca na Bombonera, e ganho aquela Libertadores, sem precisar se incomodar com Amarilla. E por que parar aí? As semifinais da Libertadores em 2014 foram extremamente fracas. Talvez o Corinthians do Bruxo poderia ter conseguido algo que não era conquistado naquela competição desde 1975: um tri seguido. Apenas dois clubes tem esse feito, o Estudiantes, em 68, 69 e 70, e o Independiente com seu tetracampeonato em 72, 73, 74 e 75.

Os Mundiais? Altamente improváveis. Só lembrar do que fez o Raja com o Atlético em 2013, jogando em casa. Vai saber se o Corinthians também não poderia ser submetido a algo daquele nível. E mesmo se passássemos, teria um Bayern em 2013 e um Real Madrid em 2014. Definitivamente clubes mais fortes que o Chelsea de 2012. Mas vai saber. Adoraria ver o meu time, com Ronaldinho Gaúcho comandando o meio campo, botando a Máfia Espanhola em seu devido lugar, com gols de Paolo Guerrero.

É tentador pensar em um tetra seguido em 2015, mas em algum momento temos que parar. Creio que Ronaldinho sairia do time juntamente com Guerrero, Sheik e Fábio Santos, pós eliminação para o Guaraní. Provavelmente para o Fluminense, clube onde foi na vida real, e se aposentaria anos depois.

No final das contas, é impossível saber. Talvez a passagem fosse desastrosa e impediria o Corinthians de ter o sucesso que teve em 2012. Talvez Ronaldinho ficaria no Corinthians por mais anos, e se aposentaria em 2017 após o Brasileirão, fazendo a dupla com Jô. Talvez saísse em 2014 pro Querétaro mesmo. Mas essa é a magia, pra mim. Imaginar dezenas de cenários hipotéticos. Tão mágico quanto os gols e dribles do Bruxo que serão revistos trilhões de vezes, até o fim dos tempos.


Obrigado.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page